As Vozes desse Podcast
Infelizmente, nem todas as pessoas que entrevistamos entraram na versão final do podcast. Porém, eles ajudaram muito no processo de criação e pesquisa e merecem esse reconhecimento.
Por ordem alfabética

Chico Venâncio
É um engenheiro de confiabilidade de sites (SRE) e wikimedista brasileiro, atualmente atuando na empresa Argyle. Formado pela Universidade de Brasília, ele contribui ativamente para projetos de código aberto e mantém um blog pessoal com análises sobre tecnologia e cultura digital

Clube do drive
Uma conta no Twitter (atual X) que compartilha filmes através de contas no drive. Ele já teve mais de 120 mil seguidores, mas sua conta caiu no começo de 2025. Mas ele continua postando em uma conta diferente.

Hal Abelson
​Um dos cofundadores do Creative Commons. Professor no MIT, é um dos principais defensores da cultura livre e do acesso aberto ao conhecimento, contribuindo para tornar mais acessível o uso e a circulação de conteúdos na internet.

Leonardo Foletto
Jornalista e pesquisador brasileiro especializado em cultura digital, mídia e tecnologia. É cofundador do coletivo BaixaCultura e autor do livro "A Cultura é Livre”

Marcelo Branco
É um especialista em tecnologias da informação e ativista pelo software livre, com mais de 25 anos de atuação na promoção da liberdade digital e da inclusão tecnológica. Foi diretor da Campus Party Brasil, coordenador do projeto Software Livre Brasil e lidera a INFOLIBERO

Mariana Valente
​Diretora associada do InternetLab e professora de direito na Universidade de Saint Gallen, na Suíça. Doutora em direito pela USP, com passagens por UC Berkeley, LMU e Yale, pesquisa relações entre tecnologia, sociedade e direitos fundamentais, com foco em regulação digital, equidade e acesso ao conhecimento. Também atuou no Creative Commons Brasil, no CEBRAP, na FGV e no Insper.

Oona Castro
​Jornalista e ativista brasileira especializada em direitos digitais e comunicação social. Atualmente diretora de desenvolvimento institucional do Instituto Nupef. Atuou em organizações como Wikimedia Foundation, Instituto Overmundo e Intervozes, promovendo cultura livre e inclusão digital. Autora dos livros "Techno Brega: O Pará Reinventando o Negócio da Música" e "Brasil Pirata, Brasil Original”

Pablo Miyazawa
é jornalista e editor com trajetória marcada pela cultura pop e pelos videogames. Foi editor-chefe da Rolling Stone Brasil e passou por revistas como Nintendo World, EGM Brasil e Herói. Criou o Gamer.br, escreveu para Folha de S.Paulo e Superinteressante, e já integrou o IGN Brasil. É autor de 52 Mitos Pop e comanda a coluna "Mitos do Pop" no YouTube do Adoro Cinema.

Pedro Mizukami
Pesquisador brasileiro especializado em direito digital, propriedade intelectual e acesso ao conhecimento. Autor do livro "Brasil Pirata" e editor de "Access to Knowledge in Brazil: New Research on Intellectual Property, Innovation and Development”

Retrô Games (Anderson e Durval)
Na região da Santa Ifigênia, a Retrô Games destaca-se como referência em cultura gaming retrô. Especializada em consoles e jogos clássicos (NES, Mega Drive, PlayStation 1), falamos com eles apra entender como a pirataria funcionava em ambientes fisícos e em grandes polos, como o centro de São Paulo.
